Thaís Santos sexta-feira, 11 de junho de 2010

É comum a associação entre Maracatu e Chico Science. Afinal, ele foi o responsável pela popularização do ritmo quando realizou a inusitada mistura do Maracatu com coco, punk rock e música eletrônica no início dos anos 90. Juntamente com seu amigo Fred 04 (vocalista da banda Mundo Livre S/A), Science batizou o ritmo de Mangue.
Em 1992 Fred escreveu Caranguejos sem cérebro que, inicialmente, seria apenas uma parceria entre Mundo Livre S/A e Chico Science & Nação Zumbi. A mídia, no entanto, elevou a coletânea ao status de Manifesto e a cena Mangue passou a ser conhecida como Movimento Manguebeat.


Abaixo, um trecho do documentário realizado pela BBC: Brasil, Brasil- A Tale of four Cities que mostra um pouco da história do Maracatu e do Manguebeat em Pernambuco, a importância de Chico Science e da Nação Zumbi para a música brasileira e como eles influenciaram novos artistas.




Para conhecer mais sobre este artista acesse o site do Memorial Chico Science criado pela Prefeitura de Recife :http://http//www.recife.pe.gov.br/chicoscience/index.php. O site oferece informações como biografia, discografia e material multimídia.

1 comentários:

Pietro disse...

Adorei o blog, e esse post mostrou bem a influência do Chico Science na música brasileira.
ps: adorei o fundo, bonito e criativo.

Postar um comentário