Maracatu sexta-feira, 21 de maio de 2010

HISTÓRIA


Palavra que até mesmo Mário de Andrade tentou definir, Maracatu é uma manifestação brasileira com origem entre europeus, africanos e índios.
Diferente do que muitos possam pensar não restrito aos estados nordestinos e tem marcado presença por todo estado de São Paulo (no interior, no litoral e também na metrópole).
Vem se popularizando pelo movimento manguebeat de Chico Science e Nação Zumbi conquistando espaço no mundo jovem e se expandindo pelas diferentes regiões do Brasil.
Conheça um poco mais deste movimento bastante rico cltural e historicamente famoso pelo som dos tambores e a variedade de cores.




De raiz afro, o ritmo e a coreografia do maracatu foram aculturados no Brasil onde posteriormente incorporaram-se elementos de cada região. Entretanto, no fim do século XX, ele torna-se uma manifestação cultural limitada ao carnaval de Recife PE.
Dança dramática natural da África, o maracatu é um cortejo dançante que percorre as ruas na época de carnaval em alguns estados do Nordeste brasileiro e apresenta-se em agrupamentos denominados nações, como de Porto Rico, de Cambida Velha, do Leão Coroado etc. Os participantes improvisam as danças, sem coreografia determinada, e o conjunto reproduz um cortejo real de nação africana exilada: um rei e uma rainha, principes, damas, embaixadores, indios esplumados e dançarinas vestidas de baianas. Na forma tradicional, os cantos do maracatu ficam a cargo do tirador e do coro, e as melodias em compasso binário, são acompanhadas de um montante de percussão, com tambores chocalhos e agogôs.
Há dois tipos de maracatu (rural e nação). O rural nasceu entre os trabalhadores de engenho de Pernambuco e exibe porta-estandarte, caboclos de lança e de pena, damas de frente e cordaão feminino. Já o maracatu-nação tem origem nas cerimônias de coroação do rei Congo, ou congadas, em que o rei, a rainha e as figuras da corte desfilam em vestes suntuosas, no estilo Luís XV.







(Referência bibliográfica: Enciclopédia Britannica do Brasil Publicações LTDA. Rio de Janeiro - São Paulo.)

2 comentários:

xDeniz disse...

Curti o blog, ein?
Porque vocês não fazem o da sala também?

Anônimo disse...

Muito interessante e instrutivo o blog!
Parabéns

Postar um comentário